A compra do imóvel na planta pode ser a melhor opção, desde que, você tenha atenção nesses 6 cuidados.
1. Conhecer o histórico da Construtora ou Incorporadora:
Você precisa conhecer o histórico da Construtora ou Incorporadora que está construindo ou responsável pela unidade que pretende comprar. Realize uma análise que possibilite que você conheça a qualidade de outros imóveis edificados por ela (s). Ela entrega o que de fato promete?
2. Entender os prazos para entrega da unidade e o tempo de atraso permitido:
Você sabe que é permitido por lei um prazo de tolerância (atraso) de 180 dias além daquele previsto para a entrega do imóvel? É muito importante que você conheça esse prazo, para que consiga se organizar e programar sem frustrações.
3. Conhecer todas as características da unidade e os materiais que serão utilizados:
Leia o “Memorial Descritivo” do empreendimento. Lá constam todas as características da unidade e materiais que serão utilizados. Não se contente apenas em ouvir as ofertas e promessas.
4. Se inteirar sobre a inflação:
Verifique qual o índice utilizado para a atualização das parcelas do seu financiamento durante e após a construção do imóvel.
O INCC é o índice utilizado para a atualização das parcelas durante a construção até a expedição do “habite-se”. Após a expedição do “habite-se”, na maioria das vezes, o índice utilizado é o IGP-M + juros + atualização monetária. Por isso da importância de um planejamento financeiro consciente.
Se identificar algo parecido no seu contrato, leia sobre o assunto no conteúdo já publicado aqui no Blog "Fiz o financiamento direto com a construtora e as parcelas cresceram muito", clicando no botão abaixo.
5. Analisar o contrato:
Parece óbvio, mas, acontece muito. NÃO ASSINE O CONTRATO ANTES DE LER E ENTENDER CADA CLÁUSULA. É o seu investimento que está em jogo, portanto, não negligencie essa etapa. Procure um profissional da sua confiança para te auxiliar com essa análise.
6. Planejamento financeiro:
O registro da escritura do imóvel é muito importante, pois, esse é o documento que te garante o direito de propriedade. Lembre-se: “Quem não registra, não é dono”. Portanto, faça a reserva necessária para o registro. Leve em consideração que existem custos na aquisição de um imóvel, o registro da escritura de compra e venda no Cartório de Registro de Imóveis é apenas um deles.
Comments