A Tabela Price é um sistema de pagamento, dentre alguns existentes no mercado. Antes de assinar o contrato de financiamento com o banco OU realizar um parcelamento particular direto com a construtora ou incorporadora, conheça o sistema de amortização pela Tabela Price; os seus efeitos; e, quanto você vai pagar ao final dessa dívida.
O que é Tabela Price?
A Tabela Price é uma forma de amortização do saldo devedor, informação que deve estar descrito no seu contrato.
Forma de amortização é a forma de pagamento; e, saldo devedor é a dívida.
Essa modalidade de amortização (pela Tabela Price) tem como proposta a PREVISIBILIDADE das parcelas FIXAS até o final do financiamento ou parcelamento particular.
Entenda como funciona o financiamento de um imóvel pela Tabela Price:
O financiamento de um imóvel transforma a sua dívida em prestações mensais. Essas prestações serão compostas, pelo menos, por três “fatias”:
a fatia da DÍVIDA (saldo devedor);
a fatia dos JUROS; e,
a fatia da CORREÇÃO monetária.
Então, do total da prestação que você pagará a cada mês, uma parte vai para quitar os juros que o banco, construtora ou incorporadora vai cobrar pelo empréstimo que lhe concedeu; e, outra será para amortizar a dívida, ou seja, reduzir o saldo devedor.
A Tabela Price tem um sistema de cálculo que, desde o início do contrato, AMORTIZA MENOS o saldo devedor. Então, o seu saldo devedor se reduz numa velocidade muito menor, o que faz com que você pague MAIS JUROS, pois, em razão da menor velocidade da amortização do saldo devedor, existe um capital maior para cálculo dos juros.
É que, a Tabela Price considera o saldo devedor do período anterior para efeito de cálculo da taxa de juros devidos na parcela do mês.
Se for utilizado um outro sistema de amortização, como o cálculo de juros linear (juros simples) ou o SAC (sistema de amortização constante), haverá a amortização do saldo devedor numa velocidade maior do que a da Tabela Price.
Principais características da Tabela Price:
Parcelas iguais do começo ao fim; |
Amortização crescente; |
Primeira prestação mais barata; |
Última prestação mais cara; |
Saldo devedor será reduzido mais lentamente; |
Montante de juros maior ao fim do contrato; |
Atenção!
O que chama mais atenção dos consumidores na Tabela Price é a PREVISIBILIDADE das parcelas FIXAS até o final do financiamento. Ocorre que, muitas vezes isso não acontece, e as parcelas se tornam crescentes ao invés de fixas, distorcendo o próprio uso da Tabela Price, fazendo com que a sua prestação fique quase impossível de ser suportada. Um advogado do ramo do Direito Imobiliário poderá te auxiliar caso essa seja a sua realidade.
Faça uma análise e planejamento antes de deixar a emoção tomar a atitude.
Você não precisa aderir ao que foi imposto no seu financiamento. Pode analisar todos os pontos importantes dessa dívida a longo prazo e oferecer uma proposta. Existe a possibilidade de negociar os juros e a forma de amortização da sua dívida, para que você consiga cumprir com o contrato sem prejuízo.
Comments