top of page
Foto do escritorRafaela Nascimento

Estou comprando um imóvel, o que devo fazer?

Atualizado: 1 de mai.

Entendendo que as pessoas querem comprar imóveis, e não prejuízos, o mercado imobiliário tem aconselhado e oferecido aos compradores que analisem primeiro os possíveis riscos que possam recair sobre aquele imóvel, antes de comprar. Essa é a forma mais adequada de comprar um imóvel com segurança, pois é a partir disso que você consegue identificar e calcular antecipadamente os riscos ou possíveis riscos daquela negociação, e evitar “problemas” futuros. Sim, aqueles problemas que você tanto ouve falar, e que aparecem depois de fechado o negócio.

O que é preciso saber antes de comprar um imóvel?

Antes de, efetivamente, comprar um imóvel, você precisa conhecê-lo. É quase que um flerte, exatamente quando você está conhecendo uma pessoa para ser seu par romântico. Assim como você vai conhecer pontos fundamentais dessa pessoa (ou, pelo menos, deveria) para ser seu futuro par, você precisa conhecer todos os possíveis riscos que possam recair sobre o imóvel que pretende comprar, para que não seja pego de surpresa com o risco de perder o seu imóvel, ou se vendo obrigado a suportar uma dívida que não foi você quem fez, mas, terá que arcar em razão de ser o novo proprietário do imóvel.


Quer um exemplo? existem tributos e obrigações que são propter rem, significa que são próprias da coisa, ou seja, que se vinculam ao imóvel independentemente de quem seja o proprietário. Sendo assim, o adquirente daquele imóvel se tornará responsável em razão da aquisição feita, mesmo que não tenha de fato dado origem naquela dívida.


Como conhecer os riscos do imóvel?

O serviço de "Análise de Riscos nas Transações Imobiliárias" proporciona para o comprador de imóveis conhecimento prévio sobre todos os riscos que possam comprometer o negócio imobiliário como um todo: o imóvel pretendido e o dinheiro investido.


Esse serviço jurídico, quando realizado por um profissional especializado em Direito e Negócios Imobiliários, de forma artesanal e personalizada, tem o potencial de transmitir segurança jurídica para o seu investimento.


Existem situações que invalidam e anulam a venda do imóvel; existem situações que tornam o imóvel irregular; existem situações que impedem o comprador de fazer com o imóvel aquilo que pretendia quando fechou o negócio, ou seja, situações de risco, que ferem o intuito da compra e o intuito do investimento.


A Análise de Riscos nas Transações Imobiliárias proporciona ao comprador todo esse conhecimento prévio a respeito do negócio que pretende fechar. Ao final da análise, o comprador adquire um dossiê documental com todas as informações importantes antes de tomar a decisão de comprar ou não o imóvel, além de autonomia para negociar com o vendedor os riscos detectados, se assim desejar.


Como não ser enganado na compra de um imóvel?

É normal se perguntar “Como não ser enganado na compra de um imóvel”. Se trata de uma preocupação calorosa porque o valor investido na compra de um imóvel é significativamente maior comparado a compra de um produto comum, que você paga sem muito analisar, já que se for enganado, por exemplo, na compra de uma caneta, vai ter um prejuízo bem menor do que se for enganado na compra de uma casa, que envolve, na maioria das vezes, mais de R$ 250,000,00 (duzentos e cinquenta mil reais).


O que pode livrar essa preocupação que tem o potencial de te perturbar, é analisar: "o que estou comprando?"; e, estudar todos os possíveis riscos que possam recair sobre o imóvel. Pontuar, como se fosse um checklist, todos os problemas que podem aparecer e te roubar a paz lá na frente, quando você achar que está tudo bem e seu imóvel estiver prestes a ser penhorado em razão de uma execução trabalhista contra o antigo proprietário. É triste, mas, pode acontecer.


Então, antes de comprar o imóvel, verifique:

  • Se os documentos do imóvel estão em ordem;

  • Se o vendedor é o real proprietário (dono) ou, pelo menos, pessoa autorizada a vender esse imóvel;

  • Se sim, verifique se essa pessoa é moral e financeiramente idônea.


Um documento que pode te ajudar, e muito, com a análise desses 3 pontos acima descrito é a certidão de matrícula do imóvel, um documento que pode ser acessado no cartório da região em que o imóvel está localizado ou através do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado integrado ao Sistema do Registro de Imóveis, através do seguinte link: https://registradores.onr.org.br/, e custa menos de R$ 100, variando conforme o Estado.


Recapitulando o que você precisa saber ou fazer antes de comprar um imóvel

Todas as dicas dadas nesse artigo te auxiliam a comprar um imóvel com segurança.


Ficou com alguma dúvida? Podemos conversar mais sobre o assunto, entre em contato comigo clicando no botão abaixo.



26 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page